
Entrevista (Cortesia do departamento de Orientação profissional da Comptreine)
Dicas para uma boa entrevista de emprego
1)Compareça ao local da entrevista com um mínimo de 20 minutos de antecedência. Isto servirá para "aclimatar-lhe" ao ambiente e relaxar a tensão.
2)Aprenda tudo o que for possível sobre a empresa e seu ramo de atividade antes de participar de uma entrevista. Assim o entrevistador terá excelente impressão sua ao perceber seu interesse pelo ramo de atividade e as atualidades da empresa contratante.
3)Roupas discretas funcionam bem. Prefira os ternos pretos e azuis, juntamente com camisas brancas ou azuis, lisas. Mulheres devem terminantemente evitar muitos acessórios e roupas mais ousadas. A falta de discrição pode arruinar sua entrevista!
4)Fale no máximo 50% do tempo, deixando o restante para o empregador.
Evite falar por mais de 2 minutos seguidos, bem como responder a várias perguntas com um "sim" ou um "não" somente.
5)Fale principalmente no que você pode fazer pela empresa, e menos do que a empresa pode lhe proporcionar. Isto assegura ao entrevistador que está diante de um solucionador de problemas. Contudo evite excessos, pois poderá passar uma imagem de arrogância. Tenha equilíbrio.
6)Não se intimide, seja natural. Seja polido e relaxado, sem, contudo usar gírias ou chamar seu interlocutor pelo nome abreviado (Zé, Mané, Chico,...)
7)Seja objetivo e claro. Rodeios são insuportáveis. Ainda mais se o entrevistador tem uma dezena de entrevistas à frente!
8)Esteja preparado para uma segunda ou terceira entrevista. Não seja ansioso, pois isto é facilmente detectado pelo entrevistador.
9)Apresente-se impecavelmente arrumado. Cabelo, barba, unhas, dentes...etc. Pode parecer óbvio, mas todo cuidado é pouco, pois a primeira impressão será fundamental para criar empatia entre você e o entrevistador. A primeira impressão é a que fica, portanto: Evite roupas informais, acessórios extravagantes (bonés, óculos escuros, walkman, camiseta do time, chinelos, perfumes fortes etc.);Mantenha a roupa limpa e bem passada. Higiene corporal é imprescindível.
10)Mantenha-se em alerta quanto às informações contidas em seu currículo. Inglês "intermediário" não é fluente. Portanto seja honesto consigo e não tente passar uma imagem de quem não é.
11)Nunca indague sobre o salário em uma primeira entrevista. Isto quebra toda a seqüência e mostra que você está mais interessado em seu bolso do que na empresa.
12)Não pressione o selecionador a definir uma resposta após uma entrevista. Nem por telefone, nem por carta, e-mail, ou outra forma. Nesta hora de decisão o selecionador deve sentir-se livre para tomar a sua decisão. A atitude de "Forçar a barra" pode ser fatal.
13)Prepare-se para ser indagado sobre seus pontos fracos ou defeitos. Titubear nesta hora é sinal de orgulho e falta de sinceridade.
14)Nunca, mas nunca mesmo fale mal de seu antigo emprego ou patrão. É desnecessário dizer que o que se sucedeu com seu antigo emprego/chefe, será provavelmente tomado como uma regra do seu comportamento na cabeça do entrevistador. Mantenha sua ética, reservando-se ao fato de ter decidido deixar ser antigo emprego por outros motivos.
15)Sorria constantemente durante a entrevista. Afinal você está lá para um conhecimento mútuo, e não um interrogatório policial.
VII – No local da entrevista:
1-Aguardando a entrevista
Mantenha a postura adequada na sala de espera.
• Evite levar acompanhante;
• Mantenha a simpatia e a calma;
• Evite fumar;
• Evite comer, mascar chiclete e roer unhas.
2-Durante a entrevista na empresa
• Atenção à postura e às atitudes;
• Fale sempre a verdade de forma positiva;
• Demonstre interesse e vontade de aprender;
• Ao finalizar a entrevista, agradeça a atenção recebida;
• Dirija-se ao entrevistador com simpatia. O tratamento deve ser formal.
3- Evite
• Usar óculos escuros;
• Ler as correpondências e papéis que estão sobre a mesa do entrevistador;
• Fazer críticas e queixas;
• Mascar chicletes ou balas durante a entrevista.
4-Invista em você
É importante estar bem informado sobre atualidades;
• Participe de cursos e palestras. Conhecimento em informática é fundamental;
• Seja criativo;
• Procure qualificar-se cada vez mais.
Não há porque temer uma entrevista. Ao contrário, pense em que pode ser uma oportunidade de você mostrar para a pessoa que o está entrevistando quais são as suas qualidades e por quais motivos deveria recomendar a sua contratação.
A entrevista é uma conversa entre duas pessoas, sempre com objetivos definidos para ambos. Uma entrevista de emprego não é uma simples conversa, porque as duas pessoas estarão frente a frente para descobrir o que, no perfil de cada um, interessa ao outro.
Objetivos mais comuns de uma entrevista
*Checar se a pessoa é o que disse no currículo
*Sentir se a pessoa tem potencial para o cargo
* Conhecer o outro (Físico, intelectualidade, maneiras etc..
VIII - Planeje a entrevista
Nada se faz sem planejamento adequado. Você tem uma entrevista de emprego marcada? Então faça um planejamento.
você deve levar um currículo para a entrevista: pode ser que o seu entrevistador não tenha tido tempo de ler ou tenha lido há algum tempo e precisa refrescar a memória a respeito das suas informações profissionais.
REFERÊNCIAS
O entrevistador deve aproveitar a entrevista para pedir a você nomes de pessoas que podem dar referências a seu respeito.
Por esta razão, faça contato com seus antigos chefes e peça licença para que o seu entrevistador faça contato com eles. Não arrisque indicar alguém que pode dar referências ruins sobre o seu trabalho. Nesse caso prefira indicar um ex-colega de trabalho.
IX - DURANTE A ENTREVISTA
Permaneça ligado ao objetivo principal da entrevista: o entrevistador quer saber como você pode ser útil para a empresa.
Perguntas que fugirem dessa abordagem deverão ser curtas e objetivas. Perguntas que objetivarem o aprofundamento dessa abordagem devem ser igualmente objetivas, mas ao mesmo tempo mais abrangentes.
Tente conduzir a discussão. Isto demonstrará firmeza, segurança, conhecimento. Mas não se deixe levar pela emoção – a entrevista não é um processo frio, mas também não é ocasião para desabafar com o entrevistador a respeito dos seus problemas íntimos.
Você tem o direito, como entrevistado, de ser tratado com educação e polidez, tem direito a ser ouvido com atenção e delicadeza e tem o direito de ser levado a sério.
Adote uma postura de positivismo. Jamais mencione pessoas (ex-empregadores, por exemplo) para difamar, queixar-se ou condenar.
Não minta em momento algum. Você pode até deixar de mencionar algumas condições de sua vida profissional (como o fato de ter ficado pouco tempo em cada emprego anterior, ou o fato de ter sido demitido do último emprego), mas se for perguntado, fale sem medo. Explique as razões da maneira mais objetiva e natural. Não é crime ser demitido ou ter permanecido pouco tempo em cada emprego – as situações de cada momento são diferentes. Você ganhará mais pontos com a franqueza e a sinceridade. Se você for descartado da vaga de emprego por essas razões, esse empregador não merece você.
NA ENTREVISTA, PRESTE ATENÇÃO PARA NÃO:
* Falar em demasia * Franzir a testa em demasia * Discordar em demasia
* Ser dogmático * Mostrar impaciência * Ser emotivo * Ignorar perguntas
* Mudar de assunto de repente * Desviar o olhar do entrevistador por muito tempo
* Contar piadas
O Que preferem os entrevistadores:
Aparência
Homens - Os respondentes preferem entrevistar candidatos que usem terno azul marinho (67,1%), sem barba e sem bigode (90%) e com cabelos curtos (99,8%).
Mulheres – A maneira formal é a preferida para os executivos do sexo feminino. com maquiagem leve e cabelos curtos.
Restrições
Em relação a fumantes (76,8%), obesos (73,3%), mulheres com filhos pequenos (62,6%), profissionais que ficam menos de 2 anos no emprego (93,8%), profissionais que têm um negócio próprio paralelo (87,6%), profissionais que estudam à noite (31,6%), profissionais que estão deixando um negócio próprio (48,4%), consultores independentes (61,4%), desempregados há mais de seis meses (50,4%), profissionais que lecionam no período noturno (41,9%), profissionais na faixa etária entre 45 e 49 anos (41,7%), profissionais na faixa etária entre 50 e 55 anos (66,2%), entre 55 e 59 anos (82,2%), e acima de 60 anos (90,9%).
Número de entrevistas
Os candidatos, em termos medianos, são entrevistados entre 2,3 a 2,8 vezes antes de receber uma oferta.
você pode controlar a ansiedade:
* respirando profundamente, lentamente; depois de alguns minutos você já estará mais calmo
* respondendo as perguntas devagar, sem se apressar
* falando em tom normal, nem baixo demais nem alto demais
* perguntando sempre que não entender alguma coisa
* evitando misturar emoção à conversa, que tem que ser racional
Entrevista deve ser uma oportunidade de você mostrar suas qualidades, de mostrar o que tem de melhor.
- O seu primeiro contato com o entrevistador deve ser calmo e tranquilo. Lembre-se que um rosto alegre ou um sorriso transmitindo entusiasmo é um recurso que sempre facilita a aproximação;
- Memorize o nome do entrevistador ou dos entrevistadores. Procure chamá-los pelo nome, sempre que possível;
- Demonstre confiança, fale com clareza, naturalidade e espontaneidade. Tenha cuidado com a gramática, uso de gírias e vícios de linguagem;
- Esteja preparado para responder sobre sua pretensão salarial, disponibilidade para viagens e limitações de horário;
- Evite assuntos polêmicos como política, futebol e religião;
- Sempre que possível evite respostas como “sim” ou “não” e desenvolva um raciocínio completo tornando as respostas mais interessantes;
- Não fume durante a entrevista;
- Desligue ocelular.
CUIDADO COM A SUBJETIVIDADE NA HORA DA ENTREVISTA
O que o entrevistador pretende, no momento da entrevista, é medir a postura, as atitudes e os conhecimentos técnicos deste candidato.
"E isso tudo é medido ao mesmo tempo, durante a entrevista, sem esquecer que todas as atitudes do candidato continuam sendo observadas depois da contratação."
• principais falhas cometidas em entrevistas de emprego, inclusive em forma de frases:
*Mentiras
*Não estar dentro do perfil da vaga
Tenha certeza de que a vaga se encaixa com o seu perfil profissional antes de enviar o seu currículo ou marcar uma entrevista.
No mínimo, navegue pelo site da empresa para saber como ela trabalha e como é a área em que ela atua.
*Insegurança
- A insegurança do entrevistado é transmitida pela lentidão para responder perguntas, pela falta de precisão em suas respostas e pela falta de exemplos para dar, quando solicitados. É importante não confundir nervosismo (que é normal durante um processo seletivo) com insegurança.
Saiba sobre o seu currículo
*Falta de iniciativa
- Outro pensamento comum e que nem sempre dá certo: "Acho que consigo fazer isso, mas só vou ter certeza depois do dia-a-dia no trabalho."
*Desmotivação
Um fraco aperto de mão . não tome a iniciativa em apertar a mão
*Interesse na remuneração
- Cabe à empresa, por meio do profissional que está comandando o processo de seleção, falar sobre remuneração.
*Gírias
*Erros de português
8Imprecisão
"Ah, eu acho que..." e "Ah, não sei..." Essas são frases típicas de quem não tem muita certeza das coisas.
.
Perguntas mais usadas
P. Quem é você, fale-me sobre sua vida e profissão e familiar?
R. Seja mais claro o possível e fale o que for mais relevante. Diga seu nome, idade, formação as empresas por onde trabalhou e resuma sua vida familiar Ex.: casado, 1 irmã.
P. Em quais empregos você teve uma boa performance?
O entrevistador quer que você fale sobre seu trabalho, mostrando os resultados que obteve, ele quer saber também se sua atuação foi reconhecida pela equipe e pela chefia e o motivo que você deixou o emprego. Jamais fale mal da empresa e de seus superiores. Caso a culpa tenha sido deles, procure disfarçar. Não passe uma imagem de vítima, raiva ou ressentimento.
P. O que levou você a procurar esta vaga?
R. Cuidado para não dizer que pelo fato de estar desempregado esta aceitando qualquer coisa, mostre que você tem um plano de desenvolvimento pessoal e realização pessoal.
P. Por que deveríamos contrata-lo?
R. Fale dos seus pontos fortes sem passar presunção e de como poderá contribuir com a empresa.